Disputar corredores com a Maratona do Rio de Janeiro não é uma boa ideia
Sempre achei que disputar a data do evento com a Maratona do Rio, a maior do país, uma péssima ideia. Os números da prova este ano provam o meu ponto.
Desde que a O2/Ativo/Norte Mkt decidiu tornar a Meia da Cidade de Florianópolis uma maratona, eu sempre achei que não era uma boa ideia.
Não é uma boa ideia porque escolheram o feriado de Corpus Christi para a realização da prova, o mesmo feriado adotado pela Maratona do Rio, que já há alguns anos é a maior do Brasil, ou seja, há pouco espaço para crescimento ao disputar maratonistas com um evento que cresce ano após ano.
Continua depois do anúncio
O problema que ainda temos com essa organizadora é que ela esconde o número de concluíntes do evento, mesmo com a alteração da Norma 7 da CBAt, que torna isso obrigatório, independetemente se a prova tem permit (uma espécie de alvará) ouro, prata ou bronze.
Provas nível bronze, que é o caso de todas as provas da O2/Ativo/Norte Mkt, como o Circuito das Estações e a maratona em Florianópolis, tem "alvará" autorizado pelas federações estaduais de atletismo e cabe a elas a fiscalização do cumprimento de todas as regras estabalecidas pela CBAt para eventos de corrida.
Continua depois do anúncio
No entanto, mesmo com números de resultados truncados, eu tive acesso ao total de corredores da Maratona Cidade de Florianópolis que aconteceu neste último domingo, e vi que minha opinião sobre não disputar atletas com o Rio estava certa: o total de concluíntes em todas as distâncias sequer chegou a 2 mil, enquanto o Rio teve mais de 30 mil. Os 42 km em Floripa, por exemplo, contaram com apenas 355 corredores, enquanto os da cidade maravilhosa viram mais de 7.365 maratonistas cruzando a sua linha de chegada.
Agora está meio que explicado porque a insistência em não abrir os resultados a todos, não é mesmo? De qualquer forma, a organização parece que quer dobrar a aposta já tem inscrições abertas para a prova do ano que vem.
Lembro você que há duas maratonas na cidade. Uma é a citada neste matéria, a Maratona da Cidade de Florianópolis e a outra, que é a Maratona Internacional de Floripa, marcada para acontecer entre os dias 25 a 27 de agosto.
NOTA do EDITOR: Florianópolis terá uma terceira maratona este ano - a de Jurerê, no dia 5 de novembro. Essa ao menos não briga com nenhuma grande maratona brasileira.
Eu fui segundo colocado geral e tinha direito a uma premiação de 1.300 reais. Após o pódio, preenchemos um formulário com dados de endereço, email, telefone, conta bancária e número de peito utilizado na corrida. Segundo informações, eles iriam entrar em contato para efetuar o pagamento e até agora, 5 dias após a prova, nada de contato e nada de pagamento. Por isso que a corrida perde credibilidade. A empresa responsável não cumpre com seus compromissos.
E uma semana antes, a Maratona de Porto Alegre teve 6k participantes. Realmente, floripa não soube fazer um evento.
o Que acontece é que depois da maratona de floripa de 30/11/2021, quando a O2 adiou diversas vezes sem se importar com as pessoas que estavam treinando desde o início do ano, ninguém mais quer correr essa prova. Nem que fosse a única maratona do ano.
sem sentido fazer uma maratona no mesmo final de semana da do Rio, se a organização dessa maratona da cidade de Florianópolis que visar o público local eles poderiam escolher entre muitos outros finais de semana sem provas grandes no sul/sudeste. Acho que não tem nenhum corredor na gerência desta organizadora de provas...kkkk
Essa Ativo é mesmo uma piada! Inscrição na prova sem a data definitiva??!! Isso tá muito errado seu Arnaldo! PQP longe da O2. Sem falar na divulgação dos resultados de forma esdruxula.